Quem não gosta de um bom blues rock? Ainda mais quando feito por um excelente guitarrista e vocalista que bebeu bastante na fonte de ícones como Stevie Ray Vaughn, Jeff Beck, Eric Johnson e Gary Moore.
O recém-lançado Dust Bowl, comprova o talento deste norte-americano de 33 anos. Seu décimo segundo álbum mostra muito bom gosto em 12 faixas que além do blues rock ainda apresenta temas mais pesados, classic rock, algumas baladas e um flerte com a country music. Destaque para a produção caprichada do badalado Kevin Shirley (responsável por discos de Led Zeppelin, Aerosmith, The Black Crowes, dentre muitos outros).
O novo álbum traz as participações especiais do veterano cantor John Hiatt na faixa “Tennessee Plates” do próprio Hiatt; do cantor country Vince Gill em “Sweet Rowena”, música de autoria de Gill; e do baixista e vocalista Glenn Hughes ex-Deep Purple e ex-Black Sabbath, e atual companheiro do guitarrista na superbanda Black Country Communion (que recentemente lançou seu primeiro e ótimo cd) na releitura de “Heartbreaker”, escrita pelo vocalista do Bad Company, Paul Rodgers.
E “Heartbreaker” é um dos momentos altos de Dust Bowl. A versão ficou maravilhosa, e o dueto entre Bonamassa e Hughes é empolgante. Sou suspeito em falar do mestre Glenn Hughes, parece que tudo em que ele põe a mão, ou melhor a voz (e o baixo) dá certo, muito certo. Além disso, também merecem destaque a faixa título; “The Meaning of the Blues” que possui um solo de guitarra inspiradíssimo; “Black Lung Heartache” e “No Love on the Street” que mostram que Bonamassa além de mandar bem na guitarra ainda possui um belo vocal; e a bela versão da balada “Prisoner” (música que já foi gravada por Barbara Streisand) cujo refrão me fez ouvir a canção várias vezes seguidas, sem cansar.
Apesar de criticado por muitos por não ser um compositor original ou criativo (o que definitivamente eu não concordo), Joe Bonamassa é extremamente competente no que faz, não cansa de ganhar prêmios como melhor guitarrista dessa ou daquela revista especializada e lançar grandes álbuns como este Dust Bowl. Bonamassa é sim um dos grandes nomes do Blues Rock mundial da atualidade. Vale à pena dar uma conferida em seu novo trabalho e depois correr atrás de seus outros discos solo ou de sua nova banda, Black Country Communion.